
A Tecnologia da Informação segue em um desenvolvimento acelerado e constante, o que fez com que o departamento de TI nas empresas passasse a ser visto como uma área estratégica, deixando de se resumir apenas a infraestrutura e manutenção de equipamentos.
Isso mostrou que o TI pode sim atuar de forma mais ativa e gerar lucratividade para a organização, evitando problemas técnicos, otimizando processos, dando suporte para outras áreas e aumentando a inteligência de negócio. Por último, mas não menos importante, uma TI bem administrada pode lhe ajudar a reduzir (e muito) seus custos operacionais.
Como?
Quando a empresa adota uma postura de se antecipar com relação a problemas técnicos, ela ganha previsibilidade e consegue reduzir bastante os custos referentes a manutenções e ações corretivas, permitindo-lhe investir em outras frentes e aumentar sua liquidez, podendo trabalhar com preços mais atraentes aos seus clientes e gerando mais visibilidade para o negócio.
O TI auxilia a empresa a ter uma gestão mais eficaz como um todo, podendo otimizar processos
Como dito anteriormente, a administração de TI otimiza recursos – tempo, mão de obra e materiais – auxiliando na redução de desperdícios, tornando possível produzir mais, utilizando menos. Em uma indústria, por exemplo, a utilização de sistemas de gestão integrados e bem configurados permitem aos níveis gerenciais terem uma visão 360º do que está sendo feito, podendo enxergar pontos de melhoria.
É possível automatizar processos, por meio de uma administração eficiente do TI
Com os processos da empresa otimizados, há significativo aumento da segurança e confiabilidade das informações. Assim, chega o momento de automatizar tarefas repetitivas que podem ser automatizadas, como a geração de propostas, e-mails de apresentação, etc.
Automatizar significa adequar soluções que, se bem implementadas, influenciam diretamente no processo de trabalho, com menor número de falhas e execução mais formalizada. É claro que, para isto, as plataformas e equipamentos da empresa devem estar integradas e em pleno funcionamento.
Fica mais fácil armazenar, acessar e analisar informações
Inúmeras informações são geradas durante um dia e, se não for dada a devida atenção ao processo de armazenamento e acesso das mesmas, muitos aspectos correm risco de passarem despercebidos. É por isso que a adoção de soluções para armazenamento e organização de arquivos é fundamental, pois possibilitam aos colaboradores acesso rápido a informações estratégicas, para maior inteligência de negócio.
Administrar corretamente o TI da sua empresa lhe ajuda a tomar decisões
Com as informações organizadas fica mais fácil criar um panorama de como está a condição atual da empresa, seus processos e resultados. Dessa forma, é possível identificar desvios de percurso e elaborar ações corretivas mais precisas e assertivas. Isso possibilita redirecionar o planejamento e tomar decisões que, efetivamente, geram lucro.
E a sua empresa, já está ciente sobre o papel do departamento de TI na geração de resultados e lucro?