CORUS IT Solutions | Blog

Suporte de TI: O que fazer quando sua rede local para de funcionar?

Muitas empresas ainda utilizam a rede local para armazenamento de seus arquivos e documentos, que basicamente consiste em uma unidade compartilhada com todos os computadores conectados à rede.

Embora seja muito útil para acesso rápido, seu mau funcionamento pode prejudicar o andamento das atividades da empresa. Atendimento fraco, problemas de colaboração e perda de vendas são alguns dos exemplos do que pode acontecer quando as informações não estão disponíveis para a equipe.

E quais providências devem ser tomadas em casos de instabilidades e problemas na rede local? Continue lendo e confira nossas dicas!

  1. Problemas com software

Se a rede local está atrelada ao sistema operacional e funcionando mas, ainda assim, o acesso aos arquivos está comprometido? Pode ser que o computador central esteja configurado com um grupo de trabalho diferente dos demais. Para resolver essa situação é necessário configurar o sistema em conjunto com o grupo de trabalho e, por fim, com a rede.

  1. Wi-Fi com qualidade de sinal ruim

Redes sem fio, por emitirem frequência, estão sujeitas a interferências de todos os tipos. Assim, se essa for a causa do mal funcionamento, é preciso identificar quais barreiras estão interferindo no sinal e fazer o possível para que este chegue totalmente até as máquinas.

  1. Dispositivos queimados

Problemas com descargas elétricas podem danificar algumas portas e, também, o switch. É preciso checar se o equipamento está funcionando normalmente. Para isso, basta checar o painel físico do computador e, caso haja qualquer defeito, este deverá ser substituído.

  1. Conectividade do cabo

Um cabo mal conectado pode deixar o equipamento fora da rede. Às vezes eles podem falhar devido a fabricação ou tempo de uso. Neste caso, é necessário substituí-los por novos.

  1. Placa de rede queimada

É preciso observar o hardware e analisar se as luzes acendem. Às vezes a placa aparenta estar funcionando normalmente mas não está transmitindo os dados. Caso isto seja confirmado, basta trocá-la para resolver a situação.

  1. Recorra a uma empresa de suporte de TI

Lidar com os aspectos técnicos que envolvem determinado problema na rede local pode ser trabalhoso, complicado e custoso, ainda mais quando não contamos com um departamento de TI à disposição. Neste caso, a melhor opção é recorrer a uma empresa especializada para resolver o problema, enquanto você foca na atividade chave do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *